Aposentadoria por alívio?

Melhore a Qualidade da sua vida em uma semana com 4 dicas práticas!Estava revendo o post sobre cultura organizacional e lá indico um vídeo do Ricardo Semler sobre o assunto. Brincando no Youtube e seus vídeos relacionados, me apareceu um outro vídeo, com uma entrevista do próprio Semler, no programa Roda Viva.

No vídeo ele fala sobre a transição dele chegando para trabalhar em uma empresa onde diziam que “era uma grande família”, mas que ao final da jornada de trabalho realizava revistas nas pessoas. Ou outras políticas que deixavam visível falta de confiança entre empresa e seus colaboradores.  Ou simplesmente políticas organizacionais que “são assim porque sim”.

Da mesma forma, Semler ao questionar executivos sobre felicidade no trabalho, recebia de muitos justificativas… pelos anos que “faltavam” para a aposentadoria. Eu já vi e ouvi amigos dizerem que já cumpriram X anos da sua pena, indicando o tempo que já tinham trabalhado e fazendo referência ao tempo que precisavam ainda para se aposentar.

No final do vídeo Semler fala um termo, o se “aposentar por alívio“. Achei o uso interessante, como se as pessoas estivessem esperando para dar aquele último suspiro, e chegar então ao “fim”… fim?

O ponto é pensar se é correto esperamos chegar em um momento onde teremos tempo, mas não teremos outras características e vontades que HOJE nós temos… será este o caminho?  Acreditamos que seremos capazes de segurar a vontade de sonhos e realizações para uma etapa da vida, e deixamos tudo no desejo?

Eu acho que não… e então eu pergunto:

Você espera viver sua carreira ou se “aposentar por alívio”?

A minha dica final, antes do vídeo que mencionei no início do texto, é que você busque viver sua carreira, que entenda o seu propósito. E se não estiver satisfeito, saiba que sempre é hora de mudar. E como fazer para mudar? Aqui vai uma das formas:

Observar para perceber, planejar para visualizar, executar para realizar. Faça ciclos curtos, revisando sempre se a direção atual é a que você quer.

E deixo o vídeo então com parte da entrevista do Semler no programa Roda Viva:

Anúncios

Sobre dwildt

Empreendedor / Desenvolvedor de Software / Agilista / Escritor -- Me siga no twitter @dwildt
Esse post foi publicado em Posts e marcado , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Aposentadoria por alívio?

  1. peixotmarc disse:

    Legal isso, Daniel. Para dizer a verdade, tenho pena das pessoas que trabalham procurando a aposentadoria por alívio ou simplesmente por dinheiro. Não sei qual das duas coisas é pior. Trabalhei com pessoas que só queriam mesmo o dinheiro, que não tinham o dom ou o talento para trabalhar com desenvolvimento de software, por exemplo. E daí, essa pessoa acabava perturbando outras 10 que estavam em volta dela. Inclusive já escrevi sobre isso! http://mlpeixoto.wordpress.com/2011/07/11/como-diz-o-d2-ja-vi-que-tu-tem-o-poder-o-controle-ta-na-tua-mao-e-o-jogo-e-pra-voce-%E2%80%93-uma-reflexao-das-escolhas-profissionais/

  2. Pingback: Cultura de aprendizado e formação de equipes de alto desempenho — GU Day SUCESU-RS 2013 | forming, storming, norming and performing

  3. Pingback: Esperar, esperar, esperar, até quando? Aposentar por alívio? | Atitude Organizacional

Deixe sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s