Conhecimento – Dividir para Somar

O conhecimento é soma de todas as informações que absorvemos com nossas experiências e observações acrescido de nosso processamento, nossas próprias ideias e insights. Aumenta com o passar dos anos, mais rápido para algumas pessoas e mais devagar para outras; mas nunca diminui.

Em algum momento uma cultura se instaurou, onde a “relevancia” de cada pessoa, poderia ser medida pelo seu conhecimento. Assim como lá no inicio a força era o critério social imperativo. O que esta errado? A força era compartilhada. Claro que não é possível medir o quanto de força se tem e “doar a metade” a outra pessoa, mas a força, era utilizada em benefício de todos, nas caçadas, nas conquistas de terras, mais tarde nas construções. Mas e o conhecimento?

No ambiente corporativo, vejo as pessoas absorvendo muito conhecimento para si, sem disseminá-lo, com a ideia (absurda?) de que quanto mais souber e reter para si, mais importante será para a organização e assim, indispensável. É uma visão tão estreita, mas infelizmente não é unilateral, porque algumas empresas, ao invés de repelir, implicitamente valorizam este comportamento. E deveria ser diferente, porque seu disser que 10 cabeças pensam melhor do que uma, logo você vai pensar: Óbvio. Mas teoricamente óbvio e muito pouco praticado.

Há quem defenda que isso tudo tem a ver com a “monetização” do tempo e do esforço. Eu acredito que está mais para a exponenciação das vaidades, que acabou por se confundir com valor de cada um. Se uma pessoa compartilha o que sabe, ela não fica mais pobre ou menos interessante, torna-se mais útil e consequentemente mais visível.

E você, não sabe como começar? Uma ótima ideia no video abaixo, que foi feito de forma muito criativa pelo pessoal da Uniriter. Mas é claro que você não precisa de um megafone para dividir o que sabe, comece com pequenos passos, documentando o que você faz, compartilhando aquelas dicas que você tem e conversando com as pessoas. Acredite,  a unica forma de somar conhecimento, é dividindo.

Anúncios

Sobre Karen Oswald

Administradora de empresas, musicista, voluntária e escritora aprendiz. Atuando em Gerenciamento de Projetos, Serviços e Processos no segmento de Tecnologia da Informação e Telecomunicações. Instrutora de gestão projetos, gestão de serviços de TI (ITIL, PMI, Scrum, ISO 20000, ISO 27000, BPM). Militante do pensamento livre e das atitudes criativas. #Worklover. #Nerd e #Musicista. Apaixonada por #Sampa, seu Pampa e o mundo. Doida. Por café. E bicho. Prefere SMS. Vê #poesia na rua, e em gente. =)
Esse post foi publicado em Posts. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Conhecimento – Dividir para Somar

  1. Rafael Helm disse:

    Baita post Karen!
    Escreva mais por aqui. 😉

Deixe sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s