Geração de Valor no Trabalho

Se pensarmos em estratégia, como o processo contínuo que deve ser, percebemos que ela está embasada em uma cadeia de geração de valor. Porque ninguém consome um produto ou serviço apenas por suas características, mas pelo valor que agrega a uma necessidade ou vontade específica. As pessoas consomem aquilo que querem ou precisam, que não podem ou não querem fazer elas mesmas. O mesmo se aplica a relação organização x profissional, e  é sobre isso que falaremos hoje.

Essa cadeia de valor nasce no momento de uma nova ideia e contém tudo aquilo que torna nosso produto ou serviço tão especial, que o faz único. Se observarmos o conceito de valor para serviço, segundo ITILentendemos que é  composto da seguinte forma:

A cadeia de geração de valor é um conceito de marketing e gestão, e é composta por:

Seleção de valor que é o momento onde com base em mercado, publico e posicionamento que se deseja atingir,  é definido o valor que será gerado com aquele produto ou serviço.

Entrega de Valor  que é onde definimos de que forma este valor será em “empacotado, tarifado e entregue” ao cliente final.

Comunicação de Valor  que é o momento onde definimos de que forma vamos “contar ao mercado” o valor que estamos gerando com este produto ou serviço.

Penso que não é diferente se trouxermos para o ambiente “carreira”. Temos que ter clareza na definição do valor que estamos agregando como profissionais, qual nosso propósito com a geração deste valor e de que forma ele será revelado.

Vou dividir com vocês um trecho da entrevista de Waldez Ludwig para o Sem Censura, onde ele fala sobre geração de valor no  trabalho, de uma maneira muito bacana.

Perceba que não falo sobre ocupar espaços ou angariar posições, falo de “se construir” como profissional. Definir a quais necessidades do mercado você vai agregar o seu valor,  de que forma vai entregar o valor que você agrega, com quais atitudes, com qual postura e também de que maneira vai se expor.

Assim como nas organizações,  só há diferencial naquilo que gera resultados efetivos e que atendam a necessidades. Quando você tiver construído seu valor como profissional será capaz de criar oportunidades e não apenas esperar encontrá-las pela sua trilha.

“A Maior tragédia industrial, foi separar o trabalho da vida.”                                                                                                   Waldez Ludwig

Anúncios

Sobre Karen Oswald

Administradora de empresas, musicista, voluntária e escritora aprendiz. Atuando em Gerenciamento de Projetos, Serviços e Processos no segmento de Tecnologia da Informação e Telecomunicações. Instrutora de gestão projetos, gestão de serviços de TI (ITIL, PMI, Scrum, ISO 20000, ISO 27000, BPM). Militante do pensamento livre e das atitudes criativas. #Worklover. #Nerd e #Musicista. Apaixonada por #Sampa, seu Pampa e o mundo. Doida. Por café. E bicho. Prefere SMS. Vê #poesia na rua, e em gente. =)
Esse post foi publicado em Posts e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s