Em uma entrevista que vi no portal HSM, com Eduardo Bom Angelo, se fala do termo de governança corporativa. A entrevista é bem legal, e levanta questões importantes que as organizações, de qualquer tamanho, deveriam se preocupar. Em certo momento Eduardo comenta sobre princípios básicos da governança corporativa:
- Transparência
- Ética / Equidade
- Conformidade / Responsabilidade Corporativa
- Prestação de contas (accountability)
Vamos ver o vídeo da entrevista.
Ao falar de governança corporativa, estamos falando de políticas, leis, processos, tudo o que impacta o modo com as empresas são controladas. Ela organiza todo o trabalho dentro da empresa.
Toda empresa possui políticas, leis e processos definidos, mas muitas vezes funciona de forma “invisível”. O problema de funcionar assim é que nem todos dentro da empresa podem estar “alinhados” com o “como as coisas devem ser”.
Então sim, vale a criação de um código de conduta, para tratar princípios e deixar a cultura da empresa visível. Exemplo o manual de sobrevivência da Semco que tinha comentado já.
E você sabia que existe um código das melhores práticas de governança corporativa? Existe. E é publicado pelo IBGC, Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.
Pingback: Cultura de aprendizado e formação de equipes de alto desempenho — GU Day SUCESU-RS 2013 | forming, storming, norming and performing